terça-feira, 6 de setembro de 2011

Xixi no pneu do carro: por que acontece e como evitar?


Muitos donos ficam loucos quando o seu cão faz xixi bem no pneu do carro. Algumas pessoas chegam a gastar uma fortuna para arrumar a roda, trocar a borracha do pneu, etc. Mas, por que isto acontece com tanta frequência?
Os carros passam por vários lugares, com vários cheiros, e trazem todas essas informações para casa. Os cães, com seu olfato superapurado, conseguem detectar essas inúmeras informações sobre o que está acontecendo lá fora, inclusive a urina de outros peludos que passaram por ali enquanto o carro estava estacionado.
Marcar objetos com urina é uma forma dos cães se comunicarem, mandarem mensagens uns para outros. Os machos não castrados, especialmente, sentem-se fortemente atraídos para deixar sua marca neste local. É como se estivesse enviando uma mensagem para os outros também. De qualquer forma, podemos observar machos castrados e algumas fêmeas que levantam a patinha para registrar sua marca.
Tudo bem. Já deu para entender o motivo. Mas... O que fazer, então?
Primeiramente, devemos garantir que o cão tenha um local adequado para fazer suas necessidades. O banheiro precisa estar longe da cama e da comida. Se ele gosta de marcar, você pode deixar uma garrafa pet cheia de água ou aqueles cones que encontramos em pet shops num local bem atraente e recompensá-lo com petiscos e elogios assim que ele fizer neste lugar. Incentive-o sempre a fazer neste local – você pode até levar o cone ou a garrafa na rua para começar a ensinar, já que ele se sente muito mais motivado por causa de vários outros estímulos e cheiros que tem fora de casa.
Além disso, você pode tentar controlar o acesso ao carro, deixando o cão na garagem somente sob supervisão. Em alguns casos, isto não é possível. Por isso, poderá ter auxílio de alguns produtos de uso veterinário que afastam os cães de certos lugares ou objetos. São os famosos repelentes que podem ser aplicados nos pneus do carro causando um cheiro que os cães costumam evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário