quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Diamante de Gould


Diamante de Gould


Descoberto pela primeira vez por uma expedição francesa que percorria o norte da Austrália em 1833, estes belos pássaros logo conquistaram a Europa e outros continentes. Os três primeiros exemplares capturados pela expedição francesa possuíam a cabeça vermelha e foram chamados, de acordo com os hábitos observados,Poephila mirabilis, que traduzindo significa Poe = erva ou grama, phila = amante e mirabilis = maravilhoso.
Alguns anos mais tarde, o ornitólogo John Gould observou e capturou o que ele considerou um outro pássaro, o Diamante de Gould de cabeça preta (Amaina gouldiae). Em homenagem a sua esposa Elizabeth, desenhista que o acompanhava em suas expedições, este pássaro recebeu o nome “Lady Gould” (“Senhora Gould”), como é conhecido internacionalmente. Em meados de 1877, Ramsay descreveu o Diamante de Gould de cabeça laranja (Poephila armitiana), sendo este o mais difícil de ser encontrado na natureza.
São encontrados na região de Kimberly, ao norte da Austrália e também na Nova Zelândia. Costuma voar em pequenos bandos ou em duplas por até três horas seguidas, pelos bosques e regiões pantanosas destas regiões, à procura de água e comida.
Em termos de classificação taxonômica o Diamante de Gould é dividido em Poephila mirabilis para os de cabeça vermelha, Poephila gouldiae para os de cabeça preta e Poephila armitiana para os de cabeça laranja ou amarela. Existem literaturas que tratam o gênero Poephila por Chloebia, sendo que ambos se referem a estes pássaros. Outros ainda consideram o gênero Poephila, a espécie gouldiae e as subespécies gouldiae (cabeça preta), mirabilis (cabeça vermelha) e armitiana (cabeça laranja ou amarela).
Em cativeiro existem muitas variações na coloração, conseguidas através de mutações fixadas.
São dóceis e calmos a ponto de acostumar com o criador e não se assustar na hora da colocação de alimentos dentro da gaiola.
Os Diamantes de Gould pesam em média 20 g e podem alcançar de 12 a 13 cm de comprimento. Se bem cuidados podem viver até 10 anos.
Reprodução:
Os Diamantes de Gould apresentam dimorfismo sexual, sendo que os machos apresentam as cores mais intensas e as fêmeas apresentam as cores mais pálidas. Na época de acasalamento o bico dos machos torna-se mais claro em relação ao contraste com as penas. As fêmeas colocam de 1 a 5 ovos que são chocados por 15 dias em média. Não são todos os casais que criam seus filhotes, sendo necessária a utilização de outros pássaros como “amas-secas” tal como o Manon. Estes pássaros tratarão os filhotes com a devida dedicação até que eles possam se tornar independentes, o que ocorre por volta do 45º dia após o nascimento.
Manutenção:
Por serem pássaros com vôo caracteristicamente horizontal, recomenda-se para a manutenção do Diamante de Gould uma gaiola mais comprida do que necessariamente alta, com no mínimo 60 cm de comprimento por 35 cm de largura e 40 cm de altura. O ninho de madeira pode ser vertical com 20 cm de altura e 12 cm dos lados, ou do tipo horizontal com 22 cm de largura e 11 cm de comprimento e altura. Recomenda-se o fornecimento de palha seca ou folhas secas de coqueiro para a confecção do ninho. Um comedouro e um bebedouro sempre bem limpos são muito importantes. Evite colocar a gaiola em locais com correntes de ar e permita o banho de sol e de água pela manhã. Cuidados simples como estes permitirão a você e ao pássaro conviverem juntos por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário