quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CABOCLINHO


CABOCLINHO
Caboclinho do papo preto - Sporophila ruficollis; Caboclinho do papo branco - Sporophila palutris.Caboclinho do peito preto - Sporophila melanogaster;Caboclinho ferrugem - Sporophila cinnamomea; Caboclinho - Sporophila minuta
Distribuição: Os Caboclinhos tem uma vasta distribuição nas regiões Centro, Sudeste e Sul do Brasil. Descolam-se frequentemente (às vezes a grandes distâncias), fora da época de reprodução, à procura de alimentos. Na Amazônia ocorre a espécie S. castaneiventris e no Pará e Nordeste a espécie S. minuta.
Habitat: Campos , campos cultivados, brejos, capinzais.
Fêmeas e jovens. As fêmeas são pardas e muito semelhantes entre si, dificultando a identificação de cada espécie e possibilitando a mestiçagem entre vários tipos, o que dá origem a formas intermediárias. Os jovens tem a mesma coloração das femeas.
Tipo de ninho: em forma de taça. Aceitam perfeitamente ninhos de corda de 8,5 cm de diamentro.
Postura: 2 a 3 ovos
Incubação: 13 dias
Comportamento e reprodução: Reproduz em cativeiro. O canto de todos os caboclinhos é muito parecido.
Tamanho: 10 cm
Anel: todas as espécies: 2,2 mm

Outras formas:
 além das espécies aqui ilustradas, existem mais sete tipos de pássaros conhecidos com o nome popular de Caboclinho.
Caboclinho fradinho (Sporophila bouvreuil bouvreuil) - Alto da cabeça ( como uma coroa), asas e rabo pretos; resto da plumagem marrom avermelhado.
Caboclinho paulista: (Sporophila bouvreuil pileata) como o anterior, porém róseo- esbranquiçado, em vez de marrom- avermelhado
Caboclinho de são Paulo (Sporophila bouvreunil saturata) Espécie pouco conhecida descrita como sendo dos arredores da cidade de São Paulo.
Caboclinho ferrinho: (Sporophila bouvreunil crypta) coloração semelhante à de uma fêmea, apenas um pouco mais escura.
Caboclinho do pará: (Sporophila hypoxantha). Semelhante à espécie minuta, porém de coloração mais clara e com o azul acinzentado da cabeça somente até a altura dos olhos.
Caboclinho do amazônas: (Sporophila castaneiventris). Todo cinza, exceto a garganta, o centro do peito e o abdome, que são casatnhos, e as asas e cauda, pretas.
Caboclinho do mato grosso. (Sporophila nigrorufa). Espécie rara. Partes superiores pretas; resto das penas ferrugem canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário